O programa de reabilitação cardiovascular é um conjunto de atividades necessárias para garantir e melhorar a condição física, mental e so...

Indicações da fisioterapia cardiovascular



O programa de reabilitação cardiovascular é um conjunto de atividades necessárias para garantir e melhorar a condição física, mental e social dos indivíduos que possuem algum nível de limitação ou incapacidade funcional relacionada com as doenças cardiovasculares.

As doenças como o infarto do miocárdio, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca, doenças valvares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias podem ser acompanhadas por um fisioterapeuta.

Para isso, é realizada uma avaliação específica, detectando e adequando as necessidades dos pacientes portadores de patologias cardiovasculares crônicas a um programa personalizado de tratamento, baseado principalmente na avaliação clínica e funcional, assim como, através da utilização de exames complementares.


A fisioterapia cardiovascular é basicamente indicada aos seguintes pacientes:

portadores de fatores de risco de doença coronária aterosclerótica (tabagismo, hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo e outros)
portadores de doença arterial coronariana, isquemia miocárdica silenciosa, angina estável, pós-IAM, pós revascularização miocárdica, pós-angioplastia coronária, valvopatias.
portadores de cardiopatias congênitas, cardiopatia hipertensiva, cardiomiopatia dilatada
pós-transplante cardíaco
portadores de marcapasso

Para que haja uma adequação dos trabalhos já realizados em ambulatórios nos domicílios, serão necessárias algumas considerações, assim descritas:

Avaliação e indicação médica;

Exames complementares: ECG de repouso e Teste Ergométrico ou Ergoespirométrico, que deverão ficar anexados ao prontuário do paciente e disponível para a avaliação do fisioterapeuta;

Equipamentos de monitorização: Oxímetro de Pulso, Freqüencímetro, Estetoscópio e Esfigmomanômetro;

Fichas de Avaliação e Controle de Sinais Vitais e Evolução Clínica;

Amparo de um serviço de emergência, com contato disponível 24h;

Kit de primeiros socorros e cilindro de oxigênio (se necessário);

Os protocolos de condutas e suas adaptações poderão ser esclarecidas em conformidade com a prescrição médica e as necessidades solicitadas.
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

Faça Fisioterapia