Indicações da fisioterapia cardiovascular








O programa de reabilitação cardiovascular é um conjunto de atividades necessárias para garantir e melhorar a condição física, mental e social dos indivíduos que possuem algum nível de limitação ou incapacidade funcional relacionada com as doenças cardiovasculares.

As doenças como o infarto do miocárdio, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca, doenças valvares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias podem ser acompanhadas por um fisioterapeuta.

Para isso, é realizada uma avaliação específica, detectando e adequando as necessidades dos pacientes portadores de patologias cardiovasculares crônicas a um programa personalizado de tratamento, baseado principalmente na avaliação clínica e funcional, assim como, através da utilização de exames complementares.


A fisioterapia cardiovascular é basicamente indicada aos seguintes pacientes:

portadores de fatores de risco de doença coronária aterosclerótica (tabagismo, hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo e outros)
portadores de doença arterial coronariana, isquemia miocárdica silenciosa, angina estável, pós-IAM, pós revascularização miocárdica, pós-angioplastia coronária, valvopatias.
portadores de cardiopatias congênitas, cardiopatia hipertensiva, cardiomiopatia dilatada
pós-transplante cardíaco
portadores de marcapasso

Para que haja uma adequação dos trabalhos já realizados em ambulatórios nos domicílios, serão necessárias algumas considerações, assim descritas:

Avaliação e indicação médica;

Exames complementares: ECG de repouso e Teste Ergométrico ou Ergoespirométrico, que deverão ficar anexados ao prontuário do paciente e disponível para a avaliação do fisioterapeuta;

Equipamentos de monitorização: Oxímetro de Pulso, Freqüencímetro, Estetoscópio e Esfigmomanômetro;

Fichas de Avaliação e Controle de Sinais Vitais e Evolução Clínica;

Amparo de um serviço de emergência, com contato disponível 24h;

Kit de primeiros socorros e cilindro de oxigênio (se necessário);

Os protocolos de condutas e suas adaptações poderão ser esclarecidas em conformidade com a prescrição médica e as necessidades solicitadas.
  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.