Um estudo realizado com 24 pacientes com doenç...

Benefícios da reabilitação cardíaca realizada no meio aquático




Um estudo realizado com 24 pacientes com doença arterial coronariana (DAC), ou seja, presença de placas de gordura nas artérias do coração, e 24 pacientes com insuficiência cardíaca sistólica (ICS), ou seja, redução da capacidade de contração do coração, avaliou-os antes e após 3 semanas de um Programa de Reabilitação Cardíaca (PRC), 5 vezes por semana, sendo alocados metade dos pacientes em cada grupo desses para realizá-los todo em terra (grupo terra = GT) e os demais em uma piscina aquecida, dentro de 1,3 metros de água (grupo água = GA).Todos os pacientes encontravam-se clinicamente estáveis.

Os autores do estudo concluíram que um PRC realizado em meio aquático, pode conferir benefícios adicionais em portadores de ICS compensada.Todos foram submetidos a um Ecocardiograma (exame que avalia o coração através de ondas de ultrassom) e a um TCPE (teste cardiopulmonar ou ergoespirometria) antes e após o programa. Os resultados mostraram que nenhum paciente teve evento adverso, nem piora dos parâmetros ecocardiográficos em repouso.

O GA, inclusive, teve um pequeno aumento da FEVE (fração de ejeção do ventrículo esquerdo), um parâmetro do ecocardiograma que avalia a capacidade de contração cardíaca).Embora tenha havido melhora geral em todos os pacientes, no GA foi verificado um significativo aumento da potência de pico e da frequência cardíaca máxima alcançadas.

A conclusão do trabalho foi que os exercícios foram bem tolerados dentro d'água tanto quanto em terra, não foram observados efeitos deletérios, e que no GA dos pacientes com ICS compensada ainda foi possível ver pequena mas significativa melhora em algumas variáveis do ecocardiograma e do TCPE.

Autor: Dr. Fernando Cesar de Castro e Souza - Revista do DERC (Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Fonte:Journal of Cardiac Failure.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter


Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

Faça Fisioterapia