Melhor tratamento para infarto do miocárdio









O tratamento mais eficiente para o infarto é o cateterismo cardíaco, que consiste em introduzir um cateter que caminha de uma artéria periférica (localizada nos na região da virilha ou dos membros superiores) até o coração para que haja injeções de contraste com o intuito de obter imagens em raio-x e, através destas, identificar a presença das placas de gordura e o local de obstrução da artéria.

No caso de haver obstruções importantes, o cateterismo deve ser seguido pela angioplastia, que é feita com o objetivo de desobstruir a artéria do paciente.

O procedimento é feito através de um cateter com um minúsculo balão na ponta que é insuflado dentro da artéria problemática, desobstruindo assim as placas de gordura e sangue que entupiram a artéria. Além disso, é usada uma mini tela feita de aço chamada “Stent”, que aberta facilita o fluxo de sangue no coração.

Quando esses procedimentos médicos são realizados nas primeiras horas após o incidente, os índices de sucesso são altos, maiores de 95% e com as taxas de risco menores que 5%, sendo o tratamento mais eficaz para estes casos. O procedimento: O cateterismo será realizado sob anestesia local ou sedação, através da punção de uma artéria na virilha (mais frequente), no punho ou no braço, e através da injeção de contraste iodado será identificado, através de imagens de raios X digitalizadas, o entupimento da coronária que está causando o infarto.

O procedimento é pouco doloroso e é seguro, com risco de complicações gerais menor que 0,5%.

Na maioria das vezes, procede-se a angioplastia coronária na sequência do cateterismo para desobstruir a coronária entupida podendo ser utilizados para isso, cateteres-balões, cateteres de aspiração de coágulos e o implante de stent. A taxa de sucesso deste procedimento é de cerca de 97% e com isso conseguimos diminuir o risco do paciente de 50% para cerca de 5% de morte após um Infarto.
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.