Angina de Prinzmetal ou angina variante








Angina do peito , é um desconforto torácico , sentido como um aperto , queimação ou presão , na região anterior do tórax. A angina do peito , poderá ser chamada de estável , instável ou variante .

A angina do peito estável é aquela que apresenta sempre as mesmas características , ou seja , seu fator desencadeante , intensidade e a sua duração costumam ser sempre os mesmos .

Na angina do peito instável, o desconforto passa a ter uma maior frequência , intensidade ou duração , muitas vezes , aparecendo ao repouso . A angina do peito instável é uma emergência médica , pois poderá evoluir para um infarto do miocárdio ou até a morte . A angina do peito instável geralmente é fruto da ruptura de uma placa de gordura ( acidente da placa de ateroma ) em uma artéria coronária , levando a formação de um trombo que interrompe parcialmente o fluxo de sangue para uma área do miocárdio .

A angina do peito variante , também chamada de angina de Prinzmetal , é resultante de um espasmo da artéria coronária ( contração anormal da parede do vaso , causando-lhe um estreitamento ). Esse  espasmo , em geral , ocorre em uma artéria acometida por aterosclerose ( presença de placas de gordura ou ateromas , em suas paredes ).

A angina do peito variante , é chamada desta forma , porque se caracteriza pela ocorrência de dor com o indivíduo em repouso ( geralmente à noite ) , não durante o esforço e , por certas alterações eletrocardiográficas típicas . O exame de Holter , que é o registro eletrocardiográfico por 24 horas , pode ser útil no diagnóstico dessa doença.

O tratamento , geralmente , é semelhante ao da angina estável , no entanto , em termos de medicamentos , os nitratos ( vasodilatadores ) e os bloqueadores dos canais de cálcio ( como o diltiazem e o verapamil ) , são preferidos em relação aos betabloqueadores , para tratar o espasmo das artérias coronárias. 

www.portaldocoracao.com.br


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.