Angina de Prinzmetal ou angina variante
Angina do peito , é um desconforto torácico , sentido como um aperto , queimação ou presão , na região anterior do tórax. A angina do peito , poderá ser chamada de estável , instável ou variante .
A angina do peito estável é aquela que apresenta sempre as mesmas características , ou seja , seu fator desencadeante , intensidade e a sua duração costumam ser sempre os mesmos .
Na angina do peito instável, o desconforto passa a ter uma maior frequência , intensidade ou duração , muitas vezes , aparecendo ao repouso . A angina do peito instável é uma emergência médica , pois poderá evoluir para um infarto do miocárdio ou até a morte . A angina do peito instável geralmente é fruto da ruptura de uma placa de gordura ( acidente da placa de ateroma ) em uma artéria coronária , levando a formação de um trombo que interrompe parcialmente o fluxo de sangue para uma área do miocárdio .
A angina do peito variante , também chamada de angina de Prinzmetal , é resultante de um espasmo da artéria coronária ( contração anormal da parede do vaso , causando-lhe um estreitamento ). Esse espasmo , em geral , ocorre em uma artéria acometida por aterosclerose ( presença de placas de gordura ou ateromas , em suas paredes ).
A angina do peito variante , é chamada desta forma , porque se caracteriza pela ocorrência de dor com o indivíduo em repouso ( geralmente à noite ) , não durante o esforço e , por certas alterações eletrocardiográficas típicas . O exame de Holter , que é o registro eletrocardiográfico por 24 horas , pode ser útil no diagnóstico dessa doença.
O tratamento , geralmente , é semelhante ao da angina estável , no entanto , em termos de medicamentos , os nitratos ( vasodilatadores ) e os bloqueadores dos canais de cálcio ( como o diltiazem e o verapamil ) , são preferidos em relação aos betabloqueadores , para tratar o espasmo das artérias coronárias.
www.portaldocoracao.com.br
Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, EBOOK Fisioterapia na Incontinênica Urinária. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com a consultora clicando na imagem abaixo!