Ventilação não invasiva no tratamento de Insuficiência cardíaca










A ventilação não invasiva (VNI) pode aperfeiçoar o desempenho cardíaco e respiratório dos pacientes com insuficiência cardíaca (IC).

A IC é uma síndrome clínica na qual o coração tem dificuldade de bombear sangue gerando limitação funcional com importantes alterações cardiovasculares,  hemodinâmicas e metabólicas.

Pacientes com  insuficiência cardíaca têm redução da capacidade funcional, o que pode gerar limitação do desempenho nas atividades da vida diária (AVDs) e redução da qualidade de vida (QV).

Essas alterações contribuem para o aumento dos sintomas e intolerância ao exercício, reduzindo progressivamente a  capacidade funcional . A realização de programas de reabilitação cardíaca está sendo cada vez mais recomendada para essa população, com o objetivo de minimizar as consequências da  insuficiência cardíaca e melhorar a  qualidade de vida do paciente.

A Reabilitação Cardíaca é definida como forma de tratamento não farmacológico com ênfase na prática de exercício físico. Atualmente, alguns recursos utilizados na fisioterapia vêm complementando um programa de reabilitação cardíaca para pacientes que inicialmente não toleram os exercícios. A  ventilação não invasiva com administração de CPAP é uma das técnicas utilizadas. A  ventilação não invasiva pode aperfeiçoar o desempenho cardíaco e respiratório dos pacientes com  insuficiência cardíaca, uma vez que melhora a oxigenação e a mecânica pulmonar, podendo melhorar também a  capacidade funcional .

Classicamente, a  ventilação não invasiva tem sido utilizada em situações de insuficiência respiratória e em pacientes com  insuficiência cardíaca com o objetivo de reverter situações de edema pulmonar e falência respiratória. A utilização da ventilação não invasiva  e seu efeito na tolerância ao exercício passaram a ser investigados recentemente, mas há controvérsia sobre sua eficácia e utilização na prática clínica.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo a leitura desse artigo, que serviu como base para esse texto. Clique aqui!

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.