Exercício Físico e a Reabilitação Cardiopulmonar







http://www.clinicavital.com.br/fisio/thumb.php?w=370&h=250&zc=2&src=images/portfolio/1469366927.jpg

Você sabe como faz um programa de reabilitação cardiopulmonar? Sabe os objetivos, as etapas, os benefícios, como são feitos os exercícios, como são feitos os atendimentos?

Geralmente, a reabilitação cardiopulmonar e metabólica é um programa voltado especificamente a indivíduos com patologias cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, ou pacientes em recuperação pós-cirurgia cardíaca. Tem por objetivo melhorar a capacidade funcional do coração de forma direta e indireta, com o controle de fatores de risco.

Ainda que o ponto central desse serviço seja o exercício supervisionado, com fins terapêuticos, ele envolve também educação e suporte, com o apoio de nutricionistas e psicólogos.

De acordo com as necessidades de cada paciente, o exercício é supervisionado por fisioterapeutas ou profissionais de educação física especializados.

O exercício tem um papel muito importante para a promoção da saúde e ainda mais relevante como ferramenta terapêutica para indivíduos com doenças como afecções cardíacas, pulmonares (doença pulmonar obstrutiva crônica), metabólicas (diabetes, obesidade, dislipidemia, síndrome metabólica e no pós-operatório de cirurgia bariátrica) e oncológicas.

Estudos científicos demonstram que o programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica é tão ou mais eficiente que muitos dos medicamentos utilizados. O melhor resultado vem da combinação das medicações e do programa de reabilitação. Assim como os medicamentos, o exercício terapêutico demanda prescrição com "dose" (intensidade), frequência e duração.

O programa de exercícios atua na melhora da capacidade cardíaca, pulmonar e musculoesquelética; no controle da pressão arterial; do perfil lipídico (colesterol e triglicérides); na tolerância à glicose (relacionada ao diabetes); no controle ponderal; na saúde mental; na imunidade; e no sono. Há também uma comprovada redução da morbimortalidade associada às doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.

Além disso, são baixíssimas as taxas de efeitos colaterais. Estudos comprovam que, seguidos os devidos cuidados, a prática é muito segura. As contraindicações são pontuais e bem estabelecidas, e os cuidados e níveis de supervisão necessários para as diferentes condições são claramente definidos.

Para o fisioterapeuta trabalhar nesta especialidade, precisa estar muito bem preparado e a dica de hoje vai para facilitar a vida do profissional.

O curso online "Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar" vai capacitar o fisioterapeuta a atuar em Reabilitação Cardiopulmonar para atuar em domicílio (home care), clínicas particulares e/ ou serviço hospitalar, preocupando-se com questões que envolvem a colocação destas pessoas em um ambiente ambulatorial de atendimento, bem como em um mercado cada vez mais competitivo.


https://go.hotmart.com/B4966617L?_ga=1.176973925.1124104803.1475946262

Ele tem módulos e são utilizados vários recursos para que o aprendizado seja o melhor possível. São 18 aulas, divididas em 8 módulos. E você pode assistir onde e quantas vezes você quiser.

É uma ótima forma de atualização!

Não perca tempo!

http://cursosgratis.me/wp-content/uploads/2015/05/acesse-agora.png



  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.