Exercício Físico e a Reabilitação Cardiopulmonar







http://www.clinicavital.com.br/fisio/thumb.php?w=370&h=250&zc=2&src=images/portfolio/1469366927.jpg

Você sabe como faz um programa de reabilitação cardiopulmonar? Sabe os objetivos, as etapas, os benefícios, como são feitos os exercícios, como são feitos os atendimentos?

Geralmente, a reabilitação cardiopulmonar e metabólica é um programa voltado especificamente a indivíduos com patologias cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, ou pacientes em recuperação pós-cirurgia cardíaca. Tem por objetivo melhorar a capacidade funcional do coração de forma direta e indireta, com o controle de fatores de risco.

Ainda que o ponto central desse serviço seja o exercício supervisionado, com fins terapêuticos, ele envolve também educação e suporte, com o apoio de nutricionistas e psicólogos.

De acordo com as necessidades de cada paciente, o exercício é supervisionado por fisioterapeutas ou profissionais de educação física especializados.

O exercício tem um papel muito importante para a promoção da saúde e ainda mais relevante como ferramenta terapêutica para indivíduos com doenças como afecções cardíacas, pulmonares (doença pulmonar obstrutiva crônica), metabólicas (diabetes, obesidade, dislipidemia, síndrome metabólica e no pós-operatório de cirurgia bariátrica) e oncológicas.

Estudos científicos demonstram que o programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica é tão ou mais eficiente que muitos dos medicamentos utilizados. O melhor resultado vem da combinação das medicações e do programa de reabilitação. Assim como os medicamentos, o exercício terapêutico demanda prescrição com "dose" (intensidade), frequência e duração.

O programa de exercícios atua na melhora da capacidade cardíaca, pulmonar e musculoesquelética; no controle da pressão arterial; do perfil lipídico (colesterol e triglicérides); na tolerância à glicose (relacionada ao diabetes); no controle ponderal; na saúde mental; na imunidade; e no sono. Há também uma comprovada redução da morbimortalidade associada às doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.

Além disso, são baixíssimas as taxas de efeitos colaterais. Estudos comprovam que, seguidos os devidos cuidados, a prática é muito segura. As contraindicações são pontuais e bem estabelecidas, e os cuidados e níveis de supervisão necessários para as diferentes condições são claramente definidos.

Para o fisioterapeuta trabalhar nesta especialidade, precisa estar muito bem preparado e a dica de hoje vai para facilitar a vida do profissional.

O curso online "Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar" vai capacitar o fisioterapeuta a atuar em Reabilitação Cardiopulmonar para atuar em domicílio (home care), clínicas particulares e/ ou serviço hospitalar, preocupando-se com questões que envolvem a colocação destas pessoas em um ambiente ambulatorial de atendimento, bem como em um mercado cada vez mais competitivo.


https://go.hotmart.com/B4966617L?_ga=1.176973925.1124104803.1475946262

Ele tem módulos e são utilizados vários recursos para que o aprendizado seja o melhor possível. São 18 aulas, divididas em 8 módulos. E você pode assistir onde e quantas vezes você quiser.

É uma ótima forma de atualização!

Não perca tempo!

http://cursosgratis.me/wp-content/uploads/2015/05/acesse-agora.png



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.