Hipertensão arterial e suas principais complicações









Pressão arterial alta (hipertensão arterial) geralmente não apresenta sinais ou sintomas clínicos, mas com o tempo pode promover lesões no coração, vasos sanguíneos, rins, cérebro e outras partes do seu corpo.

As consequências da hipertensão não controlada incluem:

Acidente Vascular Cerebral (AVC): também conhecido como derrame, o risco de ter um AVC aumenta de 4 a 6 vezes com a hipertensão, enfraquecendo as artérias do cérebro (que podem romper ou ocluir). 77% das pessoas que tiveram um primeiro AVC sofrem de hipertensão arterial.

Ataque cardíaco: Os danos causados nas artérias por consequência da hipertensão podem levar a aterosclerose, que por sua vez pode resultar em oclusões das mesmas. 69% das pessoas que tiveram um primeiro ataque cardíaco sofrem de hipertensão arterial.

Insuficiência cardíaca: a elevada pressão arterial cria condições para que haja estreitamento das artérias, aumentando o trabalho do coração, fazendo com que o mesmo engrosse suas paredes e se dilate. Ao longo do tempo o aumento do coração pode causar redução no fornecimento de fluxo de sangue para o corpo. 75% das pessoas que possuem insuficiência cardíaca congestiva sofrem de hipertensão.

Insuficiência renal: Os rins recebem um alto volume de sangue através dos densos vasos sanguíneos e a hipertensão descontrolada pode causar uma limitação nessas artérias. A consequência é o seu enfraquecimento ou endurecimento, de modo que os rins acabam perdendo sua capacidade de filtrar ou regular a quantidade de fluídos, hormônios, ácidos e sais no sangue. À medida que mais artérias ficam comprometidas os rins eventualmente falham. Hipertensão arterial é a segunda maior causa de insuficiência renal.

Perda de visão: A elevada pressão arterial alta pode causar sangramento nos vasos sanguíneos oculares. O nervo ótico pode inchar, reduzindo a acuidade da visão. A única maneira de tratar a retinopatia hipertensiva (lesão vascular da retina) é controlando a pressão arterial. Danos causados por hipertensão são cumulativos, portanto quanto mais tempo o individuo passa sem tratamento, maior será a probabilidade de danos permanentes.



Fonte: Health after 50
  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.