Ecocardiograma é um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações e...

Saiba mais sobre o Ecocardiograma?




Ecocardiograma é um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão. Permite avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo.

Por que fazer o exame?

Determinados resultados do ecocardiograma podem sugerir uma doença em fase inicial ou até congênita que não tenha se expressado até aquele momento. Um dos principais objetivos do exame é determinar se existem alterações estruturais no coração como hipertrofia (aumento do músculo cardíaco), por exemplo.

Como é realizado?

O paciente fica deitado de barriga para cima, inclinado sobre o lado esquerdo. É aplicado um gel no tórax para facilitar a condutividade das ondas sonoras. O técnico também coloca sobre o peito do paciente um pequeno dispositivo semelhante a um microfone, denominado transdutor, que será responsável por captar o retorno dos sons e ajudar a formar as imagens do músculo cardíaco. O exame dura em torno de 20 minutos.

Existe algum tipo de preparo específico?

Para adultos, não.

Para crianças, recomenda-se jejum de 4 a 6 horas. No caso de crianças pequenas, pode-se recorrer à sedação para evitar que ela fique agitada e atrapalhe a captação das estruturas cardíacas. - See more at: http://www.coracaoalerta.com.br/noticias/ecocardiograma/#sthash.bQZzjaZO.dpuf
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter


Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

Faça Fisioterapia