Saiba mais sobre o teste ergométrico


>






Para a adequada prescrição de programas de exercícios para a reabilitação cardiovascular é importante que se realize antes um teste ergométrico ou se possível ergoespirométrico, já que estes “contribuem para definir a intensidade do exercício mais adequada à capacidade física do indivíduo e embasar a progressão do condicionamento” (ALVES et al., 2005).

O teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração através de eletrocardiograma durante esforço físico e pode ser realizado em esteira ergométrica ou cicloergômetro. O teste ergométrico pode ser realizado isoladamente ou combinado com a análise dos gases expirados (ergoespirometria), sendo que sempre que possível deve ser utilizado este segundo, uma vez que “além de avaliar a capacidade de reserva funcional do sistema cardiovascular e respiratório, fornece dados como o consumo de pico de oxigênio, produção de dióxido de carbono, ventilação pulmonar, pressão expirada de oxigênio e de dióxido de carbono, entre outros dados” (GARDENGHI; DIAS, 2007), apresentando grande importância clínica para análise e prescrição segura de exercícios físicos para indivíduos cardiopatas.

As finalidades para a realização do teste ergométrico estão apresentadas a seguir:

Avaliação da capacidade funcional

Determinação do risco para futuros eventos

Determinação de fatores limitantes

Reavaliação do esquema terapêutico

Orientação para a prescrição de atividades físicas e programas de reabilitação

Seleção de pacientes com indicação de estudo hemodinâmico

Efeitos psicológicos e avaliação prognóstica

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia

Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment