Benefícios da fisioterapia em pacientes cardíacos










Pacientes que sofreram algum evento cardíaco ou que foram submetidos a procedimentos cardiovasculares como angioplastias e cirurgias podem se beneficiar do acompanhamento da equipe de fisioterapia do Vila da Serra.

O serviço é constituído por um grupo de fisioterapeutas mestres em reabilitação, especialistas em fisioterapia cardiorrespiratória, terapia intensiva e profissionais gabaritados em gestão hospitalar e qualidade em saúde.

A equipe presta assistência aos pacientes cardiopatas e seus familiares por 24 horas, com a preocupação constante nas atualizações científicas e uma prática clínica alinhada às necessidades dos pacientes e da equipe multidisciplinar.

O atendimento tem o intuito de minimizar os efeitos deletérios do repouso no leito, melhorar a capacidade física e reduzir as complicações inerentes à internação, como pneumonias, embolias, entre outras. Indivíduos internados após um evento cardíaco evoluem com perda da capacidade funcional, baixo condicionamento físico e, muitas vezes, tornam-se incapazes de retornar às atividades familiares, sociais e/ou profissionais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva. Desta forma, a atuação da equipe multidisciplinar no programa de reabilitação cardíaca é apresentada como fator favorável ao paciente, sendo composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

A atuação do fisioterapeuta na reabilitação cardíaca do paciente internado inicia-se a partir de uma avaliação. Ela inclui a anamnese, o exame físico e, sempre que possível, testes de aptidão.

O atendimento baseia-se em exercícios de baixa intensidade, técnicas para prevenção de complicações pulmonares e para o controle do estresse e educação em relação aos fatores de risco.

Os pacientes são atendidos na UTI cardiovascular e nas Unidades de Internação. As sessões podem ser iniciadas imediatamente a entrada do paciente no hospital ou após 12 horas do evento cardíaco, dependendo da necessidade e das condições clínicas da pessoa.

Inicialmente são realizadas atividades de auto-assistência, mudanças posturais e exercícios respiratórios. Em seguida, os pacientes são inseridos em programas estruturados com exercícios variados.

O programa traz diversos benefícios aos cardiopatas, como a redução da frequência cardíaca de repouso, a diminuição dos níveis de pressão arterial, o aumento do consumo de oxigênio, a melhora da força muscular, a melhora da capacidade para realizar as tarefas do dia a dia, a redução da ansiedade e o ganho na qualidade de vida.

As novas técnicas terapêuticas permitem que a maioria dos pacientes tenham alta hospitalar precocemente, sem perder a capacidade funcional.

Por Clarissa Maria de Pinho Matos
  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.