Tratamento Fisioterapeutico para hipertensos









A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o aumento da pressão arterial (PA), ou seja, a força exercida pelo sangue contra as paredes arteriais durante um ciclo cardíaco. Acomete o sistema nervoso central, o sistema renal e a atividade cardiovascular.Ela atua diferentemente em cada individuo.Tanto homens,mulheres, negros,brancos, jovens, idosos, diabéticos e outros. A hipertensão é seis vezes mais freqüente em indivíduos de meia-idade e idosos do que em jovens, contudo, algumas crianças ou jovens adultos podem apresentar a hipertensão caso tenham alguma cardiopatia ou algum problema hereditário.Com o aumento da PA pode houver aumento de dano nas artérias causando uma AVC, uma insuficiencia renal até mesmo uma diminuição da visão. Existem dois modos de tratamento.O farmacólogico e o fisiológico.

No tratamento qualquer profissional deve avaliar a situação de seu paciente, sendo este sempre individual devido ao diferente modo de atuação da HAS em cada pessoa . O profissional deve indicar ao paciente exercícios de duração, intensidade e frequencia ideais para o melhoramento de sua doença e conseqüente adaptação de seu organismo.Com estes sendo feitos com qualidade e adequadamente os niveis de PA em repouso podem melhorar fazendo o paciente diminuir a dosagem dos seus medicamentos ou ate mesmo deixar sua PA controlada dependendo o caso sem uso de farmacológicos.

O Fisioterapeuta quando integrado neste tratamento além de promover a promoção da saúde, realiza formas de tratamento particulares, onde ele pode tratar principalmente os idosos, que nao tem mais tantas capacidades motoras não podendo eles fazer exercícios sem auxílio.Com o controle do fisioterapeuta este idoso pode ter um controle semanal fazendo a sua PA ser controlada em repouso diminuindo a fraquencia cardíaca e prevenindo uma complicação como uma AVC ou insufiência renal.

Porém, o trabalho do fisioterapeuta em tratamentos em (HAS) é pouco divulgado,a figura do medico sempre parece mais presente,o fisioterapeuta aparece em um segundo plano

Os hábitos inadequados como o excesso de peso, alcool, inatividade fisica podem causar uma HAS em qualquer um e complicar a manutenção de um tratamento no paciente.Portanto uma boa alimentação é o primeiro passo para uma boa prevenção.O estimulo há atividade deve ser o primeiro modo de promoção para uma saúde melhor.Os profissionais da saúde e fisioterapia devem estar atualizados a respeito desses conceitos para que possam desenvolver estratégias para o estímulo e a manutenção da pratica de exercícios.A atividade de modo avaliada e acompanhada é o modo mais seguro para os hipertensos melhorar o seu dia-a-dia com muita saúde e segurança.
  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.