Tratamento Fisioterapeutico para hipertensos









A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o aumento da pressão arterial (PA), ou seja, a força exercida pelo sangue contra as paredes arteriais durante um ciclo cardíaco. Acomete o sistema nervoso central, o sistema renal e a atividade cardiovascular.Ela atua diferentemente em cada individuo.Tanto homens,mulheres, negros,brancos, jovens, idosos, diabéticos e outros. A hipertensão é seis vezes mais freqüente em indivíduos de meia-idade e idosos do que em jovens, contudo, algumas crianças ou jovens adultos podem apresentar a hipertensão caso tenham alguma cardiopatia ou algum problema hereditário.Com o aumento da PA pode houver aumento de dano nas artérias causando uma AVC, uma insuficiencia renal até mesmo uma diminuição da visão. Existem dois modos de tratamento.O farmacólogico e o fisiológico.

No tratamento qualquer profissional deve avaliar a situação de seu paciente, sendo este sempre individual devido ao diferente modo de atuação da HAS em cada pessoa . O profissional deve indicar ao paciente exercícios de duração, intensidade e frequencia ideais para o melhoramento de sua doença e conseqüente adaptação de seu organismo.Com estes sendo feitos com qualidade e adequadamente os niveis de PA em repouso podem melhorar fazendo o paciente diminuir a dosagem dos seus medicamentos ou ate mesmo deixar sua PA controlada dependendo o caso sem uso de farmacológicos.

O Fisioterapeuta quando integrado neste tratamento além de promover a promoção da saúde, realiza formas de tratamento particulares, onde ele pode tratar principalmente os idosos, que nao tem mais tantas capacidades motoras não podendo eles fazer exercícios sem auxílio.Com o controle do fisioterapeuta este idoso pode ter um controle semanal fazendo a sua PA ser controlada em repouso diminuindo a fraquencia cardíaca e prevenindo uma complicação como uma AVC ou insufiência renal.

Porém, o trabalho do fisioterapeuta em tratamentos em (HAS) é pouco divulgado,a figura do medico sempre parece mais presente,o fisioterapeuta aparece em um segundo plano

Os hábitos inadequados como o excesso de peso, alcool, inatividade fisica podem causar uma HAS em qualquer um e complicar a manutenção de um tratamento no paciente.Portanto uma boa alimentação é o primeiro passo para uma boa prevenção.O estimulo há atividade deve ser o primeiro modo de promoção para uma saúde melhor.Os profissionais da saúde e fisioterapia devem estar atualizados a respeito desses conceitos para que possam desenvolver estratégias para o estímulo e a manutenção da pratica de exercícios.A atividade de modo avaliada e acompanhada é o modo mais seguro para os hipertensos melhorar o seu dia-a-dia com muita saúde e segurança.
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.