Fumo é uma das principais causas de doenças no coração








Não há como fugir da realidade. Embora muitos achem que ação da fisioterapia é na área curativa, temos que nos colocar cada vez mais como profissionais que agem também da prevenção.

E uma dessas prevenções na Fisioterapia na Cardiologia é evitando o tabagismo. Sei que o tabagismo é uma doença e que para se livrar dela a ajuda de especialistas e o apoio da família são fundamentais. A fumaça de cigarro é um das causas para o estabelecimento de doenças do coração. O que compromete o fumante é a fumaça que ele inala e que cai na circulação sanguínea. A nicotina dimiui a produção de HDL colesterol, que protege o coração, e aumenta as condições da obstrução das artérias. No coração vamos ter a angina, o infarto do miocárdio, e desenvolvimento de arritmias graves. O fumante geralmente é um estressado. Se você tem vida sendentária e sobrepeso, há uma facilidade maior para adquir doenças decorrentes do tabagismo.

Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença pois a nicotina que o cigarro contém causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais na pessoa que fuma. Assim, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, o tabagismo foi catalogado como "uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina". O fumo é considerado um forte fator de risco independente do grupo étnico, sexo e idade. O risco aumenta quanto maior for a intensidade e duração do hábito de fumar. Este risco pode ser diminuído com a interrupção do vício, como na doença das coronárias, onde cerca de 40% do risco aumentado desaparece após 5 anos sem fumar.

Então, é importantissimo fisioterapeutas (por que não?) se empenharem em campanham contra prevenção ao tabagismo.

É uma nova forma de ação!


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.