Fumo é uma das principais causas de doenças no coração








Não há como fugir da realidade. Embora muitos achem que ação da fisioterapia é na área curativa, temos que nos colocar cada vez mais como profissionais que agem também da prevenção.

E uma dessas prevenções na Fisioterapia na Cardiologia é evitando o tabagismo. Sei que o tabagismo é uma doença e que para se livrar dela a ajuda de especialistas e o apoio da família são fundamentais. A fumaça de cigarro é um das causas para o estabelecimento de doenças do coração. O que compromete o fumante é a fumaça que ele inala e que cai na circulação sanguínea. A nicotina dimiui a produção de HDL colesterol, que protege o coração, e aumenta as condições da obstrução das artérias. No coração vamos ter a angina, o infarto do miocárdio, e desenvolvimento de arritmias graves. O fumante geralmente é um estressado. Se você tem vida sendentária e sobrepeso, há uma facilidade maior para adquir doenças decorrentes do tabagismo.

Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença pois a nicotina que o cigarro contém causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais na pessoa que fuma. Assim, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, o tabagismo foi catalogado como "uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina". O fumo é considerado um forte fator de risco independente do grupo étnico, sexo e idade. O risco aumenta quanto maior for a intensidade e duração do hábito de fumar. Este risco pode ser diminuído com a interrupção do vício, como na doença das coronárias, onde cerca de 40% do risco aumentado desaparece após 5 anos sem fumar.

Então, é importantissimo fisioterapeutas (por que não?) se empenharem em campanham contra prevenção ao tabagismo.

É uma nova forma de ação!


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.