Familiares podem acelerar recuperação de AVC










O processo de recuperação de derrame é complicado, mas os pacientes podem melhorar mais rápido quando a família ajuda.

Pesquisadores analisaram 40 pessoas que sofreram derrames. Metade dessas pessoas receberam o tratamento rotineiro de exercícios. O restante do grupo recebeu além dessa terapia a ajuda dos familiares que faziam parte de um programa que inclui os membros da família no programa de atividades do paciente, como ajudantes – o FAME, Family-Mediated Exercise Intervention.

Os familiares ajudavam em atividades, adicionando exercícios de 35 minutos diários ao programa do paciente. As atividades eram simples e podia ser feitas no próprio quarto. Cada programa de exercícios era modificado para se adaptar às necessidades específicas de cada pessoa.

Os resultados mostraram que com a ajuda dos familiares, os pacientes de derrame passaram em média 5 dias a menos no hospital. Houveram também melhorias significativas nas habilidades dessas pessoas. Em um experimento, os sobreviventes de derrame tiveram que caminhar durante seis minutos. Os integrantes do FAME andaram 163,9 metros enquanto o grupo que não recebeu ajuda da família andou apenas 46 metros.

Outro benefício que o programa FAME traz é a reintegração mais rápida do paciente na comunidade e cargas menores para o cuidador. "Ao invés de adicionar fardos ao cuidador, participar diariamente do exercício na verdade permitiu que o membro da família fizesse algo prático para um parente querido. Os cuidadores ficaram menos estressados e mais hábeis", disse Emma Stokes da Trinity College Dublin (Irlanda) onde o estudo foi desenvolvido.

Fonte: WebMD 10 de março de 2011

Publicado em 30/01/12 e revisado em 16/03/17

  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.