Reabilitação cardíaca precoce após ataque cardíaco








O treinamento físico é parte fundamental de um programa de reabilitação cardíaca após um infarto do miocárdio (IM), conhecido popularmente como ataque cardíaco.O treinamento através de exercícios físicos de baixa intensidade poderá ser iniciado em poucos dias após um infarto do miocárdio (IM), desde que o paciente esteja clinicamente estável.Os seus objetivos principais são reduzir o risco futuro de morte e complicações cardiovasculares.Um estudo europeu confirmou os benefícios das atividades físicas após um IM.

Trinta e nove pacientes com IM foram encaminhados para um programa precoce de exercícios físicos, ou seja, duas semanas após um IM (G1).Um outro grupo de pacientes iniciou estas atividades mais tardiamente (G2). O G1 participou de um programa de exercícios físicos de baixa intensidade, duas a três vezes por semana, durante quatro semanas antes de entrar em uma fase de exercícios físicos moderados a intensos.

O G2 iniciou diretamente na fase de exercícios moderados a intensos, após quatro semanas de atraso, ou seja, cerca de 6 semanas após a ocorência de um IM.Após 4 e 16 semanas do início dos treinos moderados a intensos, o VO2 máximo (consumo máximo de oxigênio cardíaco) foi avaliado em ambos os grupos.Um desfecho secundário avaliado no estudo foi a qualidade de vida.

Não houve um aumento no VO2 máximo avaliado em quatro semanas nos dois grupos (G1 e G2).Após 16 semanas, o VO2 máximo aumentou em ambos os grupos, sem diferenças significativas entre ambos.A qualidade de vida melhorou em todos os domínios em ambos os grupos.

O início precoce do treinamento físico não aumentou o VO2 máximo quando o G1 foi comparado ao G2.No entanto, para os pacientes de baixo risco, com elevada motivação para o treinamento, uma atividade fisica, como caminhar para casa, é uma boa opção para iniciar precocemente uma reabilitação cardíaca nas primeiras semanas após um IM.

Fonte: European Journal of Cardiovascular Prevention & Rehabilitation.


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.