Insuficiência cardíaca e Ventilação Mecânica não invasiva










A Insuficiência Cardíaca (IC) é a via final da maioria das doenças que acometem o coração, definida como disfunção cardíaca que ocasiona inadequado suprimento sanguíneo para atender necessidades metabólicas. As alterações hemodinâmicas comumente encontradas na IC envolvem resposta inadequada do débito cardíaco

Pacientes gravemente doentes frequentemente precisam respirar com a ajuda de aparelhos. Este suporte é chamado de ventilação mecânica.

A ventilação mecânica deve ser ajustada para a necessidade do paciente. No entanto, como este ajuste é complexo e ainda incompletamente compreendido, o paciente pode receber menos ou mais assistência respiratória do que o necessário.

Dentre as alternativas para seu tratamento, a assistência ventilatória não-invasiva tem sido utilizada como modalidade terapêutica. A ventilação por pressão positiva não-invasiva (VNI) é definida como uma forma de suporte ventilatório aplicado sem a utilização de um tubo endotraqueal. Seus objetivos são melhorar a ventilação alveolar e a troca gasosa, aumentar os volumes pulmonares, diminuir o trabalho respiratório, diminuir o tempo de ventilação mecânica, evitando a reintubação, e, como conseqüência, abreviar o tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva. Benefícios na hemodinâmica também são observados, como a diminuição da pré-carga por redução do retorno venoso e a diminuição da pós-carga de ventrículo esquerdo por redução de sua pressão transmural, o que leva à melhora do desempenho cardíaco e provoca aumento do débito cardíaco.

O uso da ventilação não-invasiva no tratamento de determinadas patologias vem sendo um dos maiores avanços da ventilação mecânica nas últimas duas décadas. As modalidades de VNI mais utilizadas são a pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) e pressão positiva em dois níveis (BiPAP). Além disso, se faz necessário a utilização de uma interface entre o aparelho e o paciente, sendo as mais utilizadas as máscaras nasais, por serem mais confortáveis, porém permitem maior escape de ar, e faciais, nas quais permitem um maior volume corrente

A utilização da VNI em pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) promove alterações hemodinâmicas positivas do ponto de vista clínico, como aumento da pressão intratorácica, que impede total enchimento cardíaco, reduzindo a pressão transmural e a pré e pós-carga do ventrículo esquerdo, facilitando o curso e saída do volume cardíaco, podendo assim diminuir a frequência cardíaca.

 A VNI não constitui apenas um suporte ventilatório, mas sim um recurso que aperfeiçoa a interação coração–pulmão.

Muitos estudos mostram fundamentos que validam a eficácia da ventilação não-invasiva como terapia adjuvante na melhora da função cardíaca dos pacientes crônicos. Efeitos benéficos como: aumento da fração de ejeção ventricular esquerda, do débito cardíaco, do volume sistólico, da oferta e saturação de oxigênio, da distância percorrida no TC6M; diminuição da freqüência cardíaca e respiratória, da classe funcional (NYHA) e do escore de qualidade de vida, concretiza que tal recurso aperfeiçoaria a atividade física desses pacientes por aumentar a tolerância ao exercício, melhorando sua independência funcional.

Muitos profissionais fisioterapeutas sabem da eficácia da VNI no desempenho cardíaco, porém se faz necessário a realização de outras pesquisas que associem o exercício físico com tal recurso, para melhor entendimento dos mecanismos responsáveis por aumentar a capacidade funcional desses pacientes.

A ventilação mecânica é vasta e deve ser estudada com frequência, pois a todo momento surgem novas tecnologias que fornecem novas modalidades ventilatórias, novos parâmetros e novos índices.

Por isso, indicamos esses 4 cursos sobre Ventilação mecânica para essa atualização:

Curso online de Ventilação Mecânica 
Ventilação Mecânica Invasiva: princípios básicos e modos convencionais
Ventilação Mecânica em Pacientes Asmáticos
Ventilação Mecânica Invasiva no Adulto

Até a próxima!


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.