Fisioterapia aplicada à Cardiologia está em crescimento







Clínica de Cardiologia na Zona Leste - Clinica Unimesp

Uma das especialidades que mais cresce na nossa profissão é a Fisioterapia aplicada a Cardiologia. Cada vez mais fisioterapeutas estão inseridos, principalmente, no processo de reabilitação de cirurgias cardíacas.

A Fisioterapia é uma das profissões que têm contribuído sistematicamente no processo de Reabilitação Cardiovascular  por utilizar o recurso terapêutico – atividade física programada – que, historicamente, tem sido uma das principais formas de intervenção junto aos portadores das doenças cárdio-vasculares.

Vale lembrar que a causa mais comum de isquemia do miocárdio é a doença arterial coronariana, cujas principais complicações são a angina e o infarto do miocárdio. Para evitar essa isquemia, a atividade física programa e a implantação de um novo estilo de vida do doente é fundamental.

Uma vez essa isquemia não podendo ser resolvida de forma conservadora, com tratamento fisioterapêutico, e havendo a necessidade de procedimento cirúrgico, o fisioterapeuta torna-se profissional fundamental na reabilitação cardiovascular que envolve pacientes não só pacientes acometidos por vários tipos de doença cardiovascular, mas também naqueles em recuperação de angioplastia coronariana ou cirurgia cardíaca.

É um bom campo para profissionais e, como eu já disse, está em crescimento. Esse crescimento poderia ser explicado pelo aumento da aplicação desses procedimentos cirúrgicos. Porém, acredito que o reconhecimento da importância da fisioterapia nessa área impulsiona essa especialidade.

Até a próxima.


Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no  Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality 


Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram http://www.sergiofasilva.com/static/images/linkedin.png

  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.