Fisioterapia e Hipertensão: Controlando a Pressão Arterial com Atividade Física







 


A hipertensão arterial é uma condição crônica que ocorre quando a pressão do sangue nas artérias está alta. A pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame e insuficiência renal.

A atividade física é um componente importante do tratamento da hipertensão. A atividade física regular pode ajudar a reduzir a pressão arterial em até 10 mmHg em pessoas com hipertensão.

Como a atividade física ajuda a controlar a pressão arterial?

A atividade física regular ajuda a controlar a pressão arterial de várias maneiras, incluindo:

  • Reduzindo a resistência vascular: A atividade física ajuda a tornar as artérias mais flexíveis, o que reduz a resistência ao fluxo sanguíneo.
  • Reduzindo o volume sanguíneo: A atividade física ajuda a reduzir o volume sanguíneo, o que reduz a pressão arterial.
  • Aumentando a liberação de óxido nítrico: O óxido nítrico é um vasodilatador que ajuda a relaxar as artérias e reduzir a pressão arterial.

Quais tipos de atividade física são mais eficazes para controlar a pressão arterial?

A atividade física aeróbica é mais eficaz para controlar a pressão arterial do que a atividade física de resistência. A atividade aeróbica inclui atividades como caminhada, corrida, ciclismo, natação e dança.

As diretrizes da American Heart Association recomendam que adultos com hipertensão realizem pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica de intensidade vigorosa por semana.

Como os fisioterapeutas podem ajudar a controlar a pressão arterial com a atividade física?

Os fisioterapeutas podem ajudar a controlar a pressão arterial com a atividade física de várias maneiras, incluindo:

  • Avaliação da aptidão física: Os fisioterapeutas podem avaliar a aptidão física dos pacientes com hipertensão para determinar o tipo e a intensidade da atividade física que é segura e eficaz para eles.
  • Desenvolvimento de um programa de exercícios: Os fisioterapeutas podem desenvolver um programa de exercícios personalizado para cada paciente com hipertensão.
  • Monitoramento do progresso: Os fisioterapeutas podem monitorar o progresso dos pacientes com hipertensão para garantir que eles estejam seguros e obtendo os benefícios da atividade física.

A atividade física é um componente importante do tratamento da hipertensão. Os fisioterapeutas podem ajudar os pacientes com hipertensão a controlar a sua pressão arterial com a atividade física.

Aqui estão algumas dicas para fisioterapeutas que trabalham com pacientes com hipertensão:

  • Comece devagar: Os pacientes com hipertensão devem começar devagar com a atividade física e aumentar gradualmente a intensidade e a duração da atividade com o tempo.
  • Faça um check-up médico: Os pacientes com hipertensão devem fazer um check-up médico antes de iniciar um novo programa de exercícios.
  • Monitore a pressão arterial: Os pacientes com hipertensão devem monitorar a sua pressão arterial regularmente para garantir que ela esteja sob controle.

A atividade física é uma forma segura e eficaz de controlar a pressão arterial. Os fisioterapeutas podem ajudar os pacientes com hipertensão a obter os benefícios da atividade física e melhorar a sua saúde geral.


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.