Cuidados com o coração devem começar já na infância
A realização frequente de exames de saúde e o acompanhamento médico regular são fundamentais para detectar problemas cardiovasculares entre jovens. Geralmente nesta faixa etária, muitos sintomas passam despercebidos ou são mais discretos, o que acaba atrasando o diagnóstico e prejudicando o tratamento.
Todos deveriam fazer a avaliação médica e exames complementares desde cedo. Aos cinco anos, já seria interessante fazer um exame, para se ter ideia de como são os índices de colesterol e glicose basal da pessoa, e ir acompanhando como vai ser essa curva no decorrer da vida.
Entre a infância e a adolescência, índices como triglicerídeos e colesterol passam por variações. Isso se deve especialmente ao período em que o paciente jovem incorpora hábitos da família, sejam eles alimentares ou comportamentais.
Além dos hábitos alimentares, também se enquadra na questão comportamental dos jovens o consumo de álcool e drogas (ilícitas e medicamentos), que influenciam na saúde cardiovascular. Quando o paciente é muito novo - com idade abaixo dos 40 anos - o infarto acontece mais por drogas.
Com a ocorrência frequente de obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e outras doenças entre crianças, as recomendações sobre a prática de exercícios e uma dieta saudável ganham destaque, já que hábitos da infância e juventude interferem na saúde da vida adulta. O entupimento da artéria começa na adolescência. É como se fosse uma poupança de gordura que a pessoa vai fazendo desde criança e a cardiopatia vai estourar lá nos 40 anos.
A gordura que se acumula nas veias não se desfaz no corpo. Não existem medicamentos ou atividades físicas que reduzam ou derretam a gordura que a pessoa tem nas artérias. Uma vez consumida e estacionada na artéria, a gordura nunca mais sairá de lá. Por isto, os maus hábitos alimentares e de atividades são como uma poupança de doenças do coração.
Os fatores genéticos são maioria entre as causas de doenças cardiovasculares entre jovens. "Uma das mais preocupantes é a miocardiopatia hipertrófica, que é um espessamento do músculo cardíaco, um desarranjo das fibras cardíacas. O paciente já nasce com a doença e às vezes o diagnóstico é feito em idade mais avançada.
Também estão entre os problemas que já nascem com os pacientes as arritmias, doenças de má formação cardíaca e problemas nas válvulas. Uma questão comum na infância é as crianças desenvolverem amigdalite e depois degenerações nas válvulas.
Prestar atenção e agir de forma preventiva é o ponto de partida para evitar que crianças tenha problemas cardíacos.Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, EBOOK Fisioterapia na Incontinênica Urinária. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com a consultora clicando na imagem abaixo!