Importância das técnicas de ressuscitação

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as técnicas de ressuscitação aplicadas por profissionais da saúde ou cidadãos comuns podem ajudar a reduzir uma estatística preocupante no Brasil: todos os anos morrem cerca de 250 mil pessoas vítimas de parada cardíaca ou cardiorrespiratória.
Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia
Em situação de parada respiratória deve-se imediatamente ligar para o 192 e iniciar o procedimento. Caso haja mais de duas pessoas junto com a vítima, um deve fazer a ligação e o outro dar início a massagem cardíaca, que deve ser realizada no meio do tórax do paciente, na altura dos mamilos.
A massagem deve ser feita com as mãos uma sobre a outra e de forma forte e intensa, cerca de 100 contrações por minuto, sem necessidade de respiração boca a boca.
Ao se preocupar com respiração boca a boca, a pessoa não treinada diminui o número e a qualidade das compressões, o que pode prejudicar o socorro.
Procure deixar os braços esticados para aumentar a pressão da massagem. Pressione o coração e solte em seguida. Mantenha o coração do paciente batendo até a chegada do socorro especializado.
Se o coração da vítima parar de bater é necessário realizar uma massagem cardíaca:
- Deite a vítima sob uma superfície dura e posicione a cabeça dela um pouco para trás, deixando o queixo mais voltado para cima para facilitar a respiração;
- Apoie suas mãos abertas uma sobre a outra na altura dos malilos, apoiando o punho sobre o osso esterno do paciente, como mostra a figura 1;
- Sobre a vítima e com os braços esticados, como mostra a imagem 2, empurre as suas mãos com força, utilizando o peso do seu próprio corpo, contando 2 ou mais empurrões por segundo, até o coração do indivíduo voltar a bater sozinho ou a chegada do resgate.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui
Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui
Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
Leave a Comment