Cuidados com o coração devem começar já na infância







 
 

A realização frequente de exames de saúde e o acompanhamento médico regular são fundamentais para detectar problemas cardiovasculares entre jovens. Geralmente nesta faixa etária, muitos sintomas passam despercebidos ou são mais discretos, o que acaba atrasando o diagnóstico e prejudicando o tratamento.

Todos deveriam fazer a avaliação médica e exames complementares desde cedo. Aos cinco anos, já seria interessante fazer um exame, para se ter ideia de como são os índices de colesterol e glicose basal da pessoa, e ir acompanhando como vai ser essa curva no decorrer da vida.

Entre a infância e a adolescência, índices como triglicerídeos e colesterol passam por variações. Isso se deve especialmente ao período em que o paciente jovem incorpora hábitos da família, sejam eles alimentares ou comportamentais.

Além dos hábitos alimentares, também se enquadra na questão comportamental dos jovens o consumo de álcool e drogas (ilícitas e medicamentos), que influenciam na saúde cardiovascular. Quando o paciente é muito novo - com idade abaixo dos 40 anos - o infarto acontece mais por drogas. 

Com a ocorrência frequente de obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e outras doenças entre crianças, as recomendações sobre a prática de exercícios e uma dieta saudável ganham destaque, já que hábitos da infância e juventude interferem na saúde da vida adulta. O entupimento da artéria começa na adolescência. É como se fosse uma poupança de gordura que a pessoa vai fazendo desde criança e a cardiopatia vai estourar lá nos 40 anos.

A gordura que se acumula nas veias não se desfaz no corpo. Não existem medicamentos ou atividades físicas que reduzam ou derretam a gordura que a pessoa tem nas artérias. Uma vez consumida e estacionada na artéria, a gordura nunca mais sairá de lá. Por isto, os maus hábitos alimentares e de atividades são como uma poupança de doenças do coração.

Os fatores genéticos são maioria entre as causas de doenças cardiovasculares entre jovens. "Uma das mais preocupantes é a miocardiopatia hipertrófica, que é um espessamento do músculo cardíaco, um desarranjo das fibras cardíacas. O paciente já nasce com a doença e às vezes o diagnóstico é feito em idade mais avançada.

Também estão entre os problemas que já nascem com os pacientes as arritmias, doenças de má formação cardíaca e problemas nas válvulas. Uma questão comum na infância é as crianças desenvolverem amigdalite e depois degenerações nas válvulas.

Prestar atenção e agir de forma preventiva é o ponto de partida para evitar que crianças tenha problemas cardíacos.

  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.