Fisioterapia Cardiovascular e suas duas frentes








A Fisioterapia Cardiovascular é de extrema relevância na prevenção de doenças que podem afetar o coração e tem como principal objetivo prevenir complicações do infarto ou da cirurgia. Também é utilizada para auxiliar na retomada de atividades básicas e na melhora geral da qualidade de vida. A fisioterapia cardiovascular estimula o paciente, com a própria dedicação, a se recolocar na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva

Assim, a especialidade de fisioterapia cardiovascular etrabalha em duas frentes.

A primeira é hospitalar e consta de tratamentos voltados para pacientes internados após eventos cardiovasculares. Nessa fase realiza-se fisioterapia respiratória, com exercícios físicos de baixa intensidade e um programa de reabilitação educacional em relação aos fatores de risco. Ou seja, trabalha-se junto ao paciente a importância de praticar exercícios como parte do tratamento não medicamentoso. O objetivo é focado na alta hospitalar precoce com as melhores condições físicas e psicológicas.

A segunda é ambulatorial e tem como principal finalidade aprimorar a condição física do paciente, aumentar sua capacidade aeróbia, a fim de melhorar sua saúde e qualidade de vida num contexto global. Mesmo os pacientes com insuficiência cardíaca grave podem receber um treinamento para fortalecer os músculos respiratórios, desde que seja através de técnicas bem específicas e orientadas pelo Fisioterapeuta Cardiovascular.

Esta especialidade começou a ganhar força com o surgimento das equipes multidisciplinares dentro dos hospitais. A fisioterapia é peça fundamental no processo de reabilitação tanto de pacientes que já sofreram algum evento cardiovascular quanto àqueles considerados de risco moderado a alto risco.


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.