Risco Cardiovascular na Artrite Reumatóide:








A artrite reumatóide é uma doença auto-imune complexa que acomete particularmente o aparelho locomotor, com diferentes manifestações clínicas incluindo a sua idade de início, visto que ela pode ser diagnosticada em qualquer idade.

Artrite Reumatóide

Durante os últimos anos esta doença tem sido diagnosticada com idade de início entre 50 e 75 anos, sendo que a sua prevalência em mulheres acima de 65 anos de idade é de até 5% . Com o aumento da expectativa de vida da população a idade de 75 anos ou mais, passa a ter relevância clinica em razão do risco de surgimento de artrite reumatóide nesta faixa etária.

Pacientes com artrite reumatóide têm aumentado o risco para doença cardiovascular em aproximadamente 2 a 3 vezes. Sugere-se que ambos os fatores de risco cardiovasculares tradicionais, bem como mecanismos específicos da doença (por exemplo, inflamação sistêmica, alteração no sistema imunológico, e imunossenescência prematuro) contribuem para o risco cardiovascular global na artrite reumatóide.

No entanto, poucos estudos examinaram os riscos e determinantes de doenças cardiovasculares em subgrupos de pacientes com artrite reumatóide  em função da sua idade no momento do diagnóstico. Em um estudo de base populacional foi mostrado que o risco cardiovascular. absoluto de 10 anos em determinadas faixas etárias vaiaram substancialmente de acordo com a presença de fatores de risco cardiovasculares, entre pacientes com artrite reumatóide  de 60 a 69 anos de idade em relação aos pacientes sem fatores de risco.

Apesar de o risco cardiovascular absoluto no estudo de apenas 16,8%, o mesmo aumentou para 60,4%, quando havia a presença de fatores de risco cardiovascular conhecidos, como tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, diabetes e obesidade. Em um recente estudo publicado no The Journal complementa estes resultados, examinando o efeito de fatores de risco da artrite reumatóide precoce sobre o risco cardiovascular, estratificados por idade desde o início da doença.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.