Risco Cardiovascular na Artrite Reumatóide:








A artrite reumatóide é uma doença auto-imune complexa que acomete particularmente o aparelho locomotor, com diferentes manifestações clínicas incluindo a sua idade de início, visto que ela pode ser diagnosticada em qualquer idade.

Artrite Reumatóide

Durante os últimos anos esta doença tem sido diagnosticada com idade de início entre 50 e 75 anos, sendo que a sua prevalência em mulheres acima de 65 anos de idade é de até 5% . Com o aumento da expectativa de vida da população a idade de 75 anos ou mais, passa a ter relevância clinica em razão do risco de surgimento de artrite reumatóide nesta faixa etária.

Pacientes com artrite reumatóide têm aumentado o risco para doença cardiovascular em aproximadamente 2 a 3 vezes. Sugere-se que ambos os fatores de risco cardiovasculares tradicionais, bem como mecanismos específicos da doença (por exemplo, inflamação sistêmica, alteração no sistema imunológico, e imunossenescência prematuro) contribuem para o risco cardiovascular global na artrite reumatóide.

No entanto, poucos estudos examinaram os riscos e determinantes de doenças cardiovasculares em subgrupos de pacientes com artrite reumatóide  em função da sua idade no momento do diagnóstico. Em um estudo de base populacional foi mostrado que o risco cardiovascular. absoluto de 10 anos em determinadas faixas etárias vaiaram substancialmente de acordo com a presença de fatores de risco cardiovasculares, entre pacientes com artrite reumatóide  de 60 a 69 anos de idade em relação aos pacientes sem fatores de risco.

Apesar de o risco cardiovascular absoluto no estudo de apenas 16,8%, o mesmo aumentou para 60,4%, quando havia a presença de fatores de risco cardiovascular conhecidos, como tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, diabetes e obesidade. Em um recente estudo publicado no The Journal complementa estes resultados, examinando o efeito de fatores de risco da artrite reumatóide precoce sobre o risco cardiovascular, estratificados por idade desde o início da doença.


  • EBOOK GRATUITO: Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.