Derrames que acontecem durante o sono são mais complicados
"Pessoas que acordam com sintomas de derrame frequentemente não podem receber tratamento já que nós não podemos determinar quando os sintomas começaram", afirma Jason Mackey, pesquisador da University of Cincinnati (EUA), onde um estudo sobre o tema foi desenvolvido.
Pesquisadores compararam casos de pessoas que tinham sofrido derrames durante o sono e casos em que a pessoa estava acordada. Os grupos não mostraram diferenças de sexo, fatores de risco ou estado civil. Porém, pessoas que estavam acordadas quando sofreram o derrame tinham em média 72 anos, enquanto as pessoas que estavam dormindo tinham 70 anos de idade. Os derrames que aconteceram durante o sono receberam uma pontuação um pouco mais alta, recebendo 4 pontos em uma marcação onde derrames entre 1 e 4 pontos são considerados leves. Quando o problema ocorreu emquanto a pessoa estava acordada, os derrames receberam nota 3.
Análises dos pacientes que sofreram o derrame enquanto dormiam mostraram que eles poderiam ter recebido o tratamento se ele estivesse disponível quando os sintomas começaram.
"Esse é um grupo de pacientes que deveria ser focado em estudos futuros. É provável que alguns desses derrames aconteceram imediatamente antes (das pessoas) acordarem, e elas se beneficiariam do tratamento", diz Mackey. O pesquisador afirma que estudos estão sendo desenvolvidos para ajudar os médicos a identificarem quais pacientes são indicados para o tratamento até mesmo se a manifestação dos sintomas tenha ocorrido durante o sono.
A pesquisa foi publicada na edição de maio do periódico Neurology, uma publicação da American Academy of Neurology.
Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, EBOOK Fisioterapia na Incontinênica Urinária. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com a consultora clicando na imagem abaixo!